Como organizar a rotina escolar das crianças na quarentena

Por Lídia Lourinho Mesmo com a pandemia do novo coronavírus se espalhando pelo mundo inteiro, a suspensão das aulas pegou muita gente desprevenida. Muitos pais, que estão trabalhando de casa, no regime home office, estão com o desafio de conciliar o trabalho e a atenção com a garotada. No Ceará, as escolas resolveram decretar férias […]


Por Lídia Lourinho

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus se espalhando pelo mundo inteiro, a suspensão das aulas pegou muita gente desprevenida. Muitos pais, que estão trabalhando de casa, no regime home office, estão com o desafio de conciliar o trabalho e a atenção com a garotada.

No Ceará, as escolas resolveram decretar férias antecipadas. Mesmo assim, a rotina é diferente. Pois devemos todos ficar em casa, seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Para os pais que estão em home office, não use a justificativa de estar em casa para aumentar a carga horária de trabalho. É importante respeitar e organizar seus horários para ter um tempo também para os filhos.

No dia a dia, a rotina deve respeitar os horários que normalmente a criança segue. Se ela estuda pela manhã, reserve esse horário para as atividades escolares. Muitas escolas separaram atividades para realizar nessa quarentena. O mesmo serve para os que estudam no turno da tarde. A família precisa estar comprometida para não quebrar a rotina e dar para a criança a sensação de “falta de responsabilidade”.

Pense também em atividades que possam ser realizadas dentro de casa. Que tal uma leitura em família e depois um debate sobre o que foi lido? Use esse momento para estreitar os laços familiares.

Lídia Andrade Lourinho (CRFA 5826/CE e CBO 2394-2)
Atendimento fonoaudiológico e psicopedagógico individual, grupo e domicílio
Realiza Atendimento individual, grupo e em domicílio.
Especialista em Psicopedagogia, Mestre em Educação em Saúde e Doutora em Saúde Coletiva. Professora das especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Psicomotricidade; Educação Inclusiva; e Neurociência e Educação. Professora do mestrado da UECE em Ensino na  Saúde; e Saúde da Criança e do Adolescente. Fonoaudióloga do Departamento da Saúde Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
(85) 9.8777.2207 / (85) 9.8904.8989
Endereço 01: Rua Chico Lemos, 1614, Cidade dos Funcionários. (Espaço UNO)               
Endereço 02: Av. Antônio Sales, 1317, sala 1006 (Nordeste Center)

Tire suas suas dúvidas aqui!

Nós estamos localizados nos seguintes endereços:

Av. Washington Soares, 3663 – WSTC, Torre 1, salas 513 e 514
Av. Santos Dumont, nº2122, Salas 409 e 504, Aldeota (Manhattan Center)
Rua Chico Lemos, 1614, Cidade dos Funcionários. (Espaço UNO)
Av Oliveira Paiva, 1090, clínica Prontus, sala 18
Av. Antônio Sales, 1317, sala 1006 (Nordeste Center)

As consultas psicológicas individuais têm a duração de até 50 minutos.

No caso de atraso, a pessoa terá direito ao tempo que resta para o final da consulta. Por exemplo, se chegar com 10 minutos de atraso terá 40 minutos de atendimento.

Para atendimentos já marcados, é necessário avisar ao terapeuta com 48 horas de antecedência – se o prazo não for cumprido, o cliente se obriga a efetuar o pagamento do atendimento. É possível também agendar reposição da sessão.

Crianças e pré-adolescentes.

O primeiro atendimento para crianças e adolescentes é realizado apenas com os pais ou responsáveis legais pela criança. A criança não deve comparecer ao primeiro atendimento. Quando a pessoa a ser atendida for uma criança será necessária a presença de um responsável na recepção da clínica durante o período do atendimento.

É muito importante que os responsáveis legais acompanhem o processo de atendimento psicológico do menor. Caso os responsáveis legais estejam impossibilitados de acompanharem o menor nas consultas psicológicas, será necessário que eles produzam uma autorização por escrito. Não é possível realizar atendimento de menor de idade sem a autorização do responsável.

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato, ficaremos muito contente em esclarecê-las. 

A remuneração das consultas será acertada com o terapeuta. Somos um serviço particular e não atendemos a planos de saúde.