Por Lídia Lourinho Mesmo com a pandemia do novo coronavírus se espalhando pelo mundo inteiro, a suspensão das aulas pegou muita gente desprevenida. Muitos pais, que estão trabalhando de casa, no regime home office, estão com o desafio de conciliar o trabalho e a atenção com a garotada. No Ceará, as escolas resolveram decretar férias […]
Por Lídia Lourinho
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus se espalhando pelo mundo inteiro, a suspensão das aulas pegou muita gente desprevenida. Muitos pais, que estão trabalhando de casa, no regime home office, estão com o desafio de conciliar o trabalho e a atenção com a garotada.
No Ceará, as escolas resolveram decretar férias antecipadas. Mesmo assim, a rotina é diferente. Pois devemos todos ficar em casa, seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Para os pais que estão em home office, não use a justificativa de estar em casa para aumentar a carga horária de trabalho. É importante respeitar e organizar seus horários para ter um tempo também para os filhos.
No dia a dia, a rotina deve respeitar os horários que normalmente a criança segue. Se ela estuda pela manhã, reserve esse horário para as atividades escolares. Muitas escolas separaram atividades para realizar nessa quarentena. O mesmo serve para os que estudam no turno da tarde. A família precisa estar comprometida para não quebrar a rotina e dar para a criança a sensação de “falta de responsabilidade”.
Pense também em atividades que possam ser realizadas dentro de casa. Que tal uma leitura em família e depois um debate sobre o que foi lido? Use esse momento para estreitar os laços familiares.
Lídia Andrade Lourinho (CRFA 5826/CE e CBO 2394-2)
Atendimento fonoaudiológico e psicopedagógico individual, grupo e domicílio
Realiza Atendimento individual, grupo e em domicílio.
Especialista em Psicopedagogia, Mestre em Educação em Saúde e Doutora em Saúde Coletiva. Professora das especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Psicomotricidade; Educação Inclusiva; e Neurociência e Educação. Professora do mestrado da UECE em Ensino na Saúde; e Saúde da Criança e do Adolescente. Fonoaudióloga do Departamento da Saúde Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
(85) 9.8777.2207 / (85) 9.8904.8989
Endereço 01: Rua Chico Lemos, 1614, Cidade dos Funcionários. (Espaço UNO)
Endereço 02: Av. Antônio Sales, 1317, sala 1006 (Nordeste Center)