Por Lílian Alves Essa é uma preocupação muito comum durante as consultas. A mentira se torna prejudicial quando é frequente, pois para manter a primeira, precisa contar outras para dar sustentação na história. Além disso, a mentira acaba causando danos para quem está sendo alvo dela. Nesses dias ouvimos bastante sobre a propagação de fake […]
Por Lílian Alves
Essa é uma preocupação muito comum durante as consultas. A mentira se torna prejudicial quando é frequente, pois para manter a primeira, precisa contar outras para dar sustentação na história. Além disso, a mentira acaba causando danos para quem está sendo alvo dela.
Nesses dias ouvimos bastante sobre a propagação de fake news e como isso vem afetando a rotina da sociedade. Afinal de contas, ela mancha a reputação de pessoas, comprometendo suas honras e pode até destruir vidas.
É na infância que os valores humanos são construídos, assim como as relações de confiança e o respeito às normas sociais. É importante observar o desenvolvimento dos seus filhos para compreender as etapas de amadurecimento para que eles cresçam emocionalmente saudáveis. Dessa forma, estarão prontos para enfrentar os impasses com criatividade e ética.
Na adolescência, a mentira surge como um atrativo para mudar a realidade, por meio de um mundo paralelo. O problema é que com isso pode-se perder a referência do que é verdade e trazer consequências psicóticas.
Priorize a saúde mental de seu filho. Um acompanhamento psicológico pode fazer toda a diferença no processo de desenvolvimento.
Lílian Maria Alves
Psicóloga (CRP 11 – 03566) Atendimento em psicoterapia infantil, individual e grupo. Realiza psicoterapia infantil individual, atende crianças a partir de 3 anos; Psicoterapia infantil em grupo, atende crianças a partir de 5 anos.
Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Especialista em Desenvolvimento Infantil – NUTEP/UFC; Especialista em Psicoterapia Psicanalítica – Escola de Psicanálise de Fortaleza/Faculdade FB. Experiência no ambulatório infanto-juvenil NAIA do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto. Psicóloga Associada à COOPSIC- Cooperativa dos Psicólogos do Ceará – LTDA.